Português Inglês

Um paraíso de cantos e encantos

Uma pacata vila de pescadores que fugindo da areia encontrou seu destino: encantar quem a conhece. Assim é Itaúnas: um pequeno vilarejo, no extremo norte do Espírito Santo quase na divisa com a Bahia, que tem na natureza preservada de seus manguezais, alagados, restingas, praias e dunas, um cartão de visitas. Na hospitalidade de sua gente, as boas vindas. E no alto astral de suas animadas noites de forró, o convite: este paraíso espera por você.

Descubra toda magia desse lugar

Praias

De Itaúnas – Localizada logo após as dunas, forma piscinas naturais na maré baixa e oferece uma boa estrutura ao visitante. 

Riacho Doce – Na fronteira do Espírito Santo com a Bahia, este paraíso desvenda um rio límpido que deságua na praia. 

Costa Dourada – Já na Bahia, mas com acesso por Itaúnas, reúne 3 praias lindíssimas, com formações de falésias e rios que deságuam no mar.     

Forró

Buraco do Tatu

Bar do Forró

Festival do Forró – Acontece em julho e reúne na vila os principais nomes do forró nacional e local.

Natureza

Parque Estadual de Itaúnas – Criado em 1991, preserva uma variedade de ecossistemas integrados, com espécimes raros da fauna e flora. É considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Trilhas ecológicas – O parque possui várias trilhas, sendo as principais: Buraco do Bicho, Tamandaré, do Rio, das Borboletas, das Ruínas, dos Pescadores e da Alméscar.     

Folclore

Reis de Bois – Brincadeira de origem europeia e medieval, acontece durante o ciclo natalino em homenagem aos Santos Reis.

Ticumbi – Festa religiosa em homenagem a São Benedito, que acontece no mês de janeiro.

Alardo de São Sebastião – Folguedo de origem ibérica, esse auto dramático representa as lutas entre cristãos e mouros.   

Mapa da vila